CADERNO DE
ATIVIDADES        
     UNIDADE 
1
1)RELEIA CADA
TÓPICO DESTA UNIDADE E RESPONDA ÁS QUESTÕES                                              
A)ESCREVA OS
NOMES DOS PROGRAMAS QUE INTEGRAM  OS
PROGRAMAS DO LIVRO,IDENTIFICADOS PELAS SIGLAS ABAIXO:                                                                                                          PNLD       :      
 PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
        
PNLD-EJA:  Programa
Nacional do Livro Didático
Educação de   Jovens e Adultos
PNBE:
         Programa
Nacional biblioteca Da Escola
B) DE QUE
MANEIRA CIDADANIA E GESTÃO DE DEMOCRÁTICA ESTÃO ESPELHADOS NOS PROGRAMAS DO
LIVRO?   
Tanto
cidadania quanto gestão democrática colabora com o professor na escolha dos
melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o contexto escolar. O
professor em conjunto com a equipe gestora trabalha para diagnosticar as
necessidades da sala de aula e promover diferentes oportunidades com o programa
do livro.
C)  CONVERSE COM PARENTES,AMIGOS E
VIZINHOS,INCLUSIVE CRIANÇAS ESTUDANTES,SOBRE OS PROGRAMAS DO LIVRO,PARA
VERIFICAR OS CONHECIMENTOS QUE ELES TEM A RESPEITO DO TEMA, SE ATUAM DE ALGUMA
FORMA EM PROL DOS PROGRAMAS E EM QUE GRAU O FAZEM.ESCREVA SUAS PERCEPÇÕES EM
UMA FOLHA  À PARTE.
Todas as pessoas
com quem conversamos, não conhecem o programa do livro, mas reconhecem a
importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os
alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos
pais e a escola pública fornece de graça.                                                                                                                                                                                                                                                                                                           UNIDADE 2                                                                             
RESPONDA ÁS QUESTÕES A SEGUIR:                                    
2  )  
COMO VOÇE ENTENDE A EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS,PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO Á
QUALIDADE E Á ABRAGENCIA?    
Em
principio o instituto nacional do livro (INL) foi criado com a função de
legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Agora nota-se
que o programa nacional do livro didático (PNLD) tem a concepção de
distribuição tem como Tonica a melhoria da qualidade do ensino assim como a
formação de leitores.
3 )   
CHIQUINHA , FILHA  DA DONA  ANA , E ESTUDANTE  DA 3 ° SERIE ( 4º)  E SE   
TRANSFERIU   PARA UMA  ESCOLA PUBLICA  DE ENSINO FUNDAMENTAL , INAUGURADA   A POUCO MAIS DE UM MÊS , PROXIMA DE SUA CASA
. QUAL NÃO FOI A SUPRESA DE DONA ANA 
QUANDO A FILHA   CHEGOU EM
CASA  COM UMA LISTA DE LIVROS
DIDATICOS  QUE PRECISDARIA COMPRAR. A
COMPRA DOS LIVROS  ERAM CUSTOS  COM QUE ELA 
NEM TENHA COMO ARCAR ! COMO VOCÊ PODE AJUDAR A DONA ANA?  
Notificava-o que a escola será atendida pela reserva técnica
disponível isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de
ensino no senso escolar. Depois acessar o site do INEP, escolher a nas
secretarias de educação estaduais e municipais, porem para que opção
cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento.
Dai não haverá mais surpresa e nem com que se preocupar.
4)  FAÇA UMA PESQUIZA  EM UMA ESCOLA 
DA  SUA COMUNIDADE  SOBRE O PROCESSO  DE ESCOLHA DO LIVRO DIDATICO. COMPARE  OS PROCEDIMENTOS DESSA ESCOLA  COM O QUE ESTA  ESTABELECIDO 
NESTA UNIDADE.
O processo da escolha dos livros didáticos é feito em um único
dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o processo
que tomamos conhecimento. 
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fizer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fizer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
5)  ESCOLHA UMA ESCOLA, VISITE A BIBLIOTECA E
VEJA DE QUE FORMA OS DICIONARIOS  
SÃO  UTILIZADOS  PELOS PROFESSORES E ALUNOS . DESCREVA  SEUS LEVANTAMENTOS  E , PRINCIPALMENTE , ANOTE OS PROBLEMAS  QUE POR VENTURA  VOCÊ 
IDENTIFIQUE , BEM COMO SUGESTÕES  PARA  SOLUCIONA-LOS.
A 
Escola visitada   possui  um acervo 
bibliotecário pequeno  porém os
alunos  utilizam  os dicionário em sala de aula  quando necessário  com a orientação dos professores.  Sugestões para melhorias, levar  os alunos 
a biblioteca   divididos em
pequenos grupos  
6)  PESQUISE 
EM  ESCOLAS  PROXIMA AO LOCAL  ONDE VOCÊ 
ATUA    SE HA  ALUNOS DEFICIENTES  VISUAIS . VERIFIQUE  TAMBEM 
SE ESSES ALUNOS   TEM LIVROS  EM BRAILLE . CASO  OS TENHAM , OBSERVE  E RELATE ABAIXO  COMO E FEITO O TRABALHO  DE LEITURA . SE ESTIVEREM , ELABORE UMA
SOLICITAÇÃO  PARA SER DISTRIBUIDOS  LIVROS EM BRAILLE  A QUELA ESCOLA . NÃO DEIXE DE
IDENTIFICAR  AS INSTANCIAS  COMPETENTES  
PARA AS QUAIS   VOCÊ  ENCAMINHARIA 
ESSE PEDIDO .
. 
  Escola
pesquisada recebe alunos com deficiência visual e são atendidos normalmente em
sala de aula , mais em outro horário as crianças são atendidas por um
profissional da educação   
Capacitado  para atender
essa crianças com deficiências que os alfabetiza utilizando material didático
em Braille, fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura
7)  CONVERSE 
COM TRÊS PROFESSORES , DE TRÊS ESCOLAS DIFERENTES , E PEÇA QUE CADA
UM  LHE CONTE COMO E  O PROGRAMA DO 
PNBE  EM SUA ESCOLA . SE PREFERIR
, A PROVEITE PARA ENTREVISTAR  SEUS
COLEGAS  DE CURSOS  QUE 
SEJAM  PROFESSORES . ANOTE  AS INFORMAÇÕES  LEVANTADAS 
E FAÇA  E COMENTARIOS,TENDO COMO
BASE  A IMPORTANCIA DESSE PROGRAMA  PARA QUE 
OS PROFESSORES  TENHAM A CHANCE  DE LER 
OUTRAS OBRAS , ALEM DOS LIVROS 
DIDATICOS , E  OFERECER  AS SEUS ALUNOS , DESSE MODO MAIS CONHECIMENTOS
.
Das três escolas
visitadas duas não possui 
biblioteca  apenas uma possui um
pequeno acervo  que deixa a desejar pois
não e o suficiente para atender toda clientela da escola .Conversando com  colegas professores  eles comentam que existe  sim algumas obras importante  como  
Clarisse  Lispector , Jorge Amado
, Paulo Coelho , Paulo Freire   e
outros    mais  que 
era  necessário    mais incentivo  para os 
alunos  tenham gosto pela leitura
e passe a utilizar mais  o acervo .
UNIDADE
3 
8)
 ESCOLHA UMA DAS DUAS  PROPOSTAS 
ABAIXO  E DESCREVA SUAS B)    PROPONHA
UM CONCURSO QUE DEVERA  DURAR 
O ANO TODO . BIMESTRALMENTE  HAVERA  A CONCORRENCIA , QUE PODERA SER  ENTRE 
TPRINCIPAIS IDEIAS  NO ESPAÇO
DISPONIVEL
URMAS  DIFERENTES 
OU EMTRE  ALUNOS  DE UMA MESMA SALA . OS ALUNOS DEVERÃO  CONCORRER COM O LIVRO  MAIS 
BEM  CONSERVADO :  ENCAPADO, SEM MANCHAS  DE SUJEIRA , SEM MANCHAS DE GORDURA , SEM
RASURAS  E SEM RASGOS.DEVERAR SER  CONSTITUIDA 
UMA COMISSÃO JULGADORA PARA 
AVALIAR   OS LIVROS  DOS ALUNOS 
DE UMA  MESMA SALA  OU OS LIVROS 
DOS ALUNOS  DE TURMAS DIFERENTES
.  
Para  acontecer este concurso, bimestralmente e
necessário  realizar o dia da família na
escola ,   para junto família  e  
escola  possam  constituir uma comissão julgadora  para avaliar 
os livros  dos alunos  que foram 
apresentados a comissão em melhor estado , e assim Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que
é indispensável   a sua conservação  para  
melhor  aos alunos   durante três anos.
9)
 RELEIA 
A UNIDADE  III  E IDENTIFIUQE 
AS RESPECTIVAS  COMPETENCIAS   NO QUE SE REFERRE AOS ORGÃOS  OU AS ESCOLAS .VERIFIQUE  A INTERDEPENDENCIA  DAS AÇÕES 
A SEREM  REALIZADAS  POR TODOS 
E POR TODAS AS  INTÂNCIAS  .
Pagina
49 0u 69
CRUZADA 
FNDE
FALTA DE LIVRO DIDATICO
SISCORT
RESERVA TECNICA
CENSO ESCOLAR 
INTERNET
DISTRIBUIÇÃO
SEGUNDO BIMESTRE 
BIBLIOTECA  ESCOLAR 
REDUÇÃO DOS CUSTOS 
INSCRIÇÃO
CONSULTAR
CADASTRAR
PROFESSORES
ESCOLHA
LONGI E SENHA
LIVROS DIDATICOS 
CARTA AZUL 
CONTROLE  SOCIAL
REMANEJAMENTOS.;
11)  PESQUISE, NA ESCOLA  EM QUE VOCÊ TRABALHA , OU NA ESCOLA PUBLICA
MAIS PERTO DE VOCÊ , SOBRE  COMO O
PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO 
TECNOLOGICA  FACILITOU , OU NÃO ,
A RELAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS  E O  FNDE . ESCREVA   SUAS 
CONCLUSÕES :
Com
certeza a tecnologia só facilitou a escolha dos livros Didáticos, pois antes
havia uma grande demora neste processo, pois dependia dos correios para agilizar
os pedidos e hoje com a internet podemos pedir diretamente ao FNDE.
 
 
oi gostaria de saber se vc tem o gabarito do curso do censo escolar
ResponderExcluir