quinta-feira, 15 de novembro de 2012

chave de correção das atividades do FNDE PLI


      CADERNO DE ATIVIDADES       
     UNIDADE  1
1)RELEIA CADA TÓPICO DESTA UNIDADE E RESPONDA ÁS QUESTÕES                                             

A)ESCREVA OS NOMES DOS PROGRAMAS QUE INTEGRAM  OS PROGRAMAS DO LIVRO,IDENTIFICADOS PELAS SIGLAS ABAIXO:                                                                                                          PNLD       :        PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
       
PNLD-EJA:  Programa Nacional do Livro Didático Educação de   Jovens e Adultos
PNBE:          Programa Nacional biblioteca Da Escola


B) DE QUE MANEIRA CIDADANIA E GESTÃO DE DEMOCRÁTICA ESTÃO ESPELHADOS NOS PROGRAMAS DO LIVRO?  
Tanto cidadania quanto gestão democrática colabora com o professor na escolha dos melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o contexto escolar. O professor em conjunto com a equipe gestora trabalha para diagnosticar as necessidades da sala de aula e promover diferentes oportunidades com o programa do livro.

C)  CONVERSE COM PARENTES,AMIGOS E VIZINHOS,INCLUSIVE CRIANÇAS ESTUDANTES,SOBRE OS PROGRAMAS DO LIVRO,PARA VERIFICAR OS CONHECIMENTOS QUE ELES TEM A RESPEITO DO TEMA, SE ATUAM DE ALGUMA FORMA EM PROL DOS PROGRAMAS E EM QUE GRAU O FAZEM.ESCREVA SUAS PERCEPÇÕES EM UMA FOLHA  À PARTE.

Todas as pessoas com quem conversamos, não conhecem o programa do livro, mas reconhecem a importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece de graça.                                                                                                                                                                                                                                                                                                           UNIDADE 2                                                                            
RESPONDA ÁS QUESTÕES A SEGUIR:                                   

2  )   COMO VOÇE ENTENDE A EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS,PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO Á QUALIDADE E Á ABRAGENCIA?   
Em principio o instituto nacional do livro (INL) foi criado com a função de legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Agora nota-se que o programa nacional do livro didático (PNLD) tem a concepção de distribuição tem como Tonica a melhoria da qualidade do ensino assim como a formação de leitores.




3 )    CHIQUINHA , FILHA  DA DONA  ANA , E ESTUDANTE  DA 3 ° SERIE ( 4º)  E SE    TRANSFERIU   PARA UMA  ESCOLA PUBLICA  DE ENSINO FUNDAMENTAL , INAUGURADA   A POUCO MAIS DE UM MÊS , PROXIMA DE SUA CASA . QUAL NÃO FOI A SUPRESA DE DONA ANA  QUANDO A FILHA   CHEGOU EM CASA  COM UMA LISTA DE LIVROS DIDATICOS  QUE PRECISDARIA COMPRAR. A COMPRA DOS LIVROS  ERAM CUSTOS  COM QUE ELA  NEM TENHA COMO ARCAR ! COMO VOCÊ PODE AJUDAR A DONA ANA

Notificava-o que a escola será atendida pela reserva técnica disponível isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de ensino no senso escolar. Depois acessar o site do INEP, escolher a nas secretarias de educação estaduais e municipais, porem para que opção cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento. Dai não haverá mais surpresa e nem com que se preocupar.




4)  FAÇA UMA PESQUIZA  EM UMA ESCOLA  DA  SUA COMUNIDADE  SOBRE O PROCESSO  DE ESCOLHA DO LIVRO DIDATICO. COMPARE  OS PROCEDIMENTOS DESSA ESCOLA  COM O QUE ESTA  ESTABELECIDO  NESTA UNIDADE.
O processo da escolha dos livros didáticos é feito em um único dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos conhecimento. 
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fizer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.


5)  ESCOLHA UMA ESCOLA, VISITE A BIBLIOTECA E VEJA DE QUE FORMA OS DICIONARIOS   SÃO  UTILIZADOS  PELOS PROFESSORES E ALUNOS . DESCREVA  SEUS LEVANTAMENTOS  E , PRINCIPALMENTE , ANOTE OS PROBLEMAS  QUE POR VENTURA  VOCÊ  IDENTIFIQUE , BEM COMO SUGESTÕES  PARA  SOLUCIONA-LOS.

A  Escola visitada   possui  um acervo  bibliotecário pequeno  porém os alunos  utilizam  os dicionário em sala de aula  quando necessário  com a orientação dos professores.  Sugestões para melhorias, levar  os alunos  a biblioteca   divididos em pequenos grupos 

6)  PESQUISE  EM  ESCOLAS  PROXIMA AO LOCAL  ONDE VOCÊ  ATUA    SE HA  ALUNOS DEFICIENTES  VISUAIS . VERIFIQUE  TAMBEM  SE ESSES ALUNOS   TEM LIVROS  EM BRAILLE . CASO  OS TENHAM , OBSERVE  E RELATE ABAIXO  COMO E FEITO O TRABALHO  DE LEITURA . SE ESTIVEREM , ELABORE UMA SOLICITAÇÃO  PARA SER DISTRIBUIDOS  LIVROS EM BRAILLE  A QUELA ESCOLA . NÃO DEIXE DE IDENTIFICAR  AS INSTANCIAS  COMPETENTES   PARA AS QUAIS   VOCÊ  ENCAMINHARIA  ESSE PEDIDO .

.
  Escola pesquisada recebe alunos com deficiência visual e são atendidos normalmente em sala de aula , mais em outro horário as crianças são atendidas por um profissional da educação  
Capacitado  para atender essa crianças com deficiências que os alfabetiza utilizando material didático em Braille, fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura

7)  CONVERSE  COM TRÊS PROFESSORES , DE TRÊS ESCOLAS DIFERENTES , E PEÇA QUE CADA UM  LHE CONTE COMO E  O PROGRAMA DO  PNBE  EM SUA ESCOLA . SE PREFERIR , A PROVEITE PARA ENTREVISTAR  SEUS COLEGAS  DE CURSOS  QUE  SEJAM  PROFESSORES . ANOTE  AS INFORMAÇÕES  LEVANTADAS  E FAÇA  E COMENTARIOS,TENDO COMO BASE  A IMPORTANCIA DESSE PROGRAMA  PARA QUE  OS PROFESSORES  TENHAM A CHANCE  DE LER  OUTRAS OBRAS , ALEM DOS LIVROS  DIDATICOS , E  OFERECER  AS SEUS ALUNOS , DESSE MODO MAIS CONHECIMENTOS .


Das três escolas visitadas duas não possui  biblioteca  apenas uma possui um pequeno acervo  que deixa a desejar pois não e o suficiente para atender toda clientela da escola .Conversando com  colegas professores  eles comentam que existe  sim algumas obras importante  como   Clarisse  Lispector , Jorge Amado , Paulo Coelho , Paulo Freire   e outros    mais  que  era  necessário    mais incentivo  para os  alunos  tenham gosto pela leitura e passe a utilizar mais  o acervo .









UNIDADE 3




8)  ESCOLHA UMA DAS DUAS  PROPOSTAS  ABAIXO  E DESCREVA SUAS B)    PROPONHA UM CONCURSO QUE DEVERA  DURAR  O ANO TODO . BIMESTRALMENTE  HAVERA  A CONCORRENCIA , QUE PODERA SER  ENTRE  TPRINCIPAIS IDEIAS  NO ESPAÇO DISPONIVEL

URMAS  DIFERENTES  OU EMTRE  ALUNOS  DE UMA MESMA SALA . OS ALUNOS DEVERÃO  CONCORRER COM O LIVRO  MAIS  BEM  CONSERVADO :  ENCAPADO, SEM MANCHAS  DE SUJEIRA , SEM MANCHAS DE GORDURA , SEM RASURAS  E SEM RASGOS.DEVERAR SER  CONSTITUIDA  UMA COMISSÃO JULGADORA PARA  AVALIAR   OS LIVROS  DOS ALUNOS  DE UMA  MESMA SALA  OU OS LIVROS  DOS ALUNOS  DE TURMAS DIFERENTES . 


Para  acontecer este concurso, bimestralmente e necessário  realizar o dia da família na escola ,   para junto família  e   escola  possam  constituir uma comissão julgadora  para avaliar  os livros  dos alunos  que foram  apresentados a comissão em melhor estado , e assim Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que é indispensável   a sua conservação  para   melhor  aos alunos   durante três anos.




9)  RELEIA  A UNIDADE  III  E IDENTIFIUQE  AS RESPECTIVAS  COMPETENCIAS   NO QUE SE REFERRE AOS ORGÃOS  OU AS ESCOLAS .VERIFIQUE  A INTERDEPENDENCIA  DAS AÇÕES  A SEREM  REALIZADAS  POR TODOS  E POR TODAS AS  INTÂNCIAS  .





Pagina 49 0u 69









CRUZADA



FNDE
FALTA DE LIVRO DIDATICO
SISCORT
RESERVA TECNICA
CENSO ESCOLAR
INTERNET
DISTRIBUIÇÃO
SEGUNDO BIMESTRE
BIBLIOTECA  ESCOLAR
REDUÇÃO DOS CUSTOS
INSCRIÇÃO
CONSULTAR
CADASTRAR
PROFESSORES
ESCOLHA
LONGI E SENHA
LIVROS DIDATICOS
CARTA AZUL
CONTROLE  SOCIAL
REMANEJAMENTOS.;


11)  PESQUISE, NA ESCOLA  EM QUE VOCÊ TRABALHA , OU NA ESCOLA PUBLICA MAIS PERTO DE VOCÊ , SOBRE  COMO O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO  TECNOLOGICA  FACILITOU , OU NÃO , A RELAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS  E O  FNDE . ESCREVA   SUAS  CONCLUSÕES :


Com certeza a tecnologia só facilitou a escolha dos livros Didáticos, pois antes havia uma grande demora neste processo, pois dependia dos correios para agilizar os pedidos e hoje com a internet podemos pedir diretamente ao FNDE.



      

Um comentário: