CADERNO DE
ATIVIDADES
UNIDADE
1
1)RELEIA CADA
TÓPICO DESTA UNIDADE E RESPONDA ÁS QUESTÕES
A)ESCREVA OS
NOMES DOS PROGRAMAS QUE INTEGRAM OS
PROGRAMAS DO LIVRO,IDENTIFICADOS PELAS SIGLAS ABAIXO: PNLD :
PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
PNLD-EJA: Programa
Nacional do Livro Didático
Educação de Jovens e Adultos
PNBE:
Programa
Nacional biblioteca Da Escola
B) DE QUE
MANEIRA CIDADANIA E GESTÃO DE DEMOCRÁTICA ESTÃO ESPELHADOS NOS PROGRAMAS DO
LIVRO?
Tanto
cidadania quanto gestão democrática colabora com o professor na escolha dos
melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o contexto escolar. O
professor em conjunto com a equipe gestora trabalha para diagnosticar as
necessidades da sala de aula e promover diferentes oportunidades com o programa
do livro.
C) CONVERSE COM PARENTES,AMIGOS E
VIZINHOS,INCLUSIVE CRIANÇAS ESTUDANTES,SOBRE OS PROGRAMAS DO LIVRO,PARA
VERIFICAR OS CONHECIMENTOS QUE ELES TEM A RESPEITO DO TEMA, SE ATUAM DE ALGUMA
FORMA EM PROL DOS PROGRAMAS E EM QUE GRAU O FAZEM.ESCREVA SUAS PERCEPÇÕES EM
UMA FOLHA À PARTE.
Todas as pessoas
com quem conversamos, não conhecem o programa do livro, mas reconhecem a
importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os
alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos
pais e a escola pública fornece de graça. UNIDADE 2
RESPONDA ÁS QUESTÕES A SEGUIR:
2 )
COMO VOÇE ENTENDE A EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS,PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO Á
QUALIDADE E Á ABRAGENCIA?
Em
principio o instituto nacional do livro (INL) foi criado com a função de
legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Agora nota-se
que o programa nacional do livro didático (PNLD) tem a concepção de
distribuição tem como Tonica a melhoria da qualidade do ensino assim como a
formação de leitores.
3 )
CHIQUINHA , FILHA DA DONA ANA , E ESTUDANTE DA 3 ° SERIE ( 4º) E SE
TRANSFERIU PARA UMA ESCOLA PUBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL , INAUGURADA A POUCO MAIS DE UM MÊS , PROXIMA DE SUA CASA
. QUAL NÃO FOI A SUPRESA DE DONA ANA
QUANDO A FILHA CHEGOU EM
CASA COM UMA LISTA DE LIVROS
DIDATICOS QUE PRECISDARIA COMPRAR. A
COMPRA DOS LIVROS ERAM CUSTOS COM QUE ELA
NEM TENHA COMO ARCAR ! COMO VOCÊ PODE AJUDAR A DONA ANA?
Notificava-o que a escola será atendida pela reserva técnica
disponível isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de
ensino no senso escolar. Depois acessar o site do INEP, escolher a nas
secretarias de educação estaduais e municipais, porem para que opção
cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento.
Dai não haverá mais surpresa e nem com que se preocupar.
4) FAÇA UMA PESQUIZA EM UMA ESCOLA
DA SUA COMUNIDADE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDATICO. COMPARE OS PROCEDIMENTOS DESSA ESCOLA COM O QUE ESTA ESTABELECIDO
NESTA UNIDADE.
O processo da escolha dos livros didáticos é feito em um único
dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o processo
que tomamos conhecimento.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fizer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fizer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
5) ESCOLHA UMA ESCOLA, VISITE A BIBLIOTECA E
VEJA DE QUE FORMA OS DICIONARIOS
SÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS . DESCREVA SEUS LEVANTAMENTOS E , PRINCIPALMENTE , ANOTE OS PROBLEMAS QUE POR VENTURA VOCÊ
IDENTIFIQUE , BEM COMO SUGESTÕES PARA SOLUCIONA-LOS.
A
Escola visitada possui um acervo
bibliotecário pequeno porém os
alunos utilizam os dicionário em sala de aula quando necessário com a orientação dos professores. Sugestões para melhorias, levar os alunos
a biblioteca divididos em
pequenos grupos
6) PESQUISE
EM ESCOLAS PROXIMA AO LOCAL ONDE VOCÊ
ATUA SE HA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS . VERIFIQUE TAMBEM
SE ESSES ALUNOS TEM LIVROS EM BRAILLE . CASO OS TENHAM , OBSERVE E RELATE ABAIXO COMO E FEITO O TRABALHO DE LEITURA . SE ESTIVEREM , ELABORE UMA
SOLICITAÇÃO PARA SER DISTRIBUIDOS LIVROS EM BRAILLE A QUELA ESCOLA . NÃO DEIXE DE
IDENTIFICAR AS INSTANCIAS COMPETENTES
PARA AS QUAIS VOCÊ ENCAMINHARIA
ESSE PEDIDO .
.
Escola
pesquisada recebe alunos com deficiência visual e são atendidos normalmente em
sala de aula , mais em outro horário as crianças são atendidas por um
profissional da educação
Capacitado para atender
essa crianças com deficiências que os alfabetiza utilizando material didático
em Braille, fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura
7) CONVERSE
COM TRÊS PROFESSORES , DE TRÊS ESCOLAS DIFERENTES , E PEÇA QUE CADA
UM LHE CONTE COMO E O PROGRAMA DO
PNBE EM SUA ESCOLA . SE PREFERIR
, A PROVEITE PARA ENTREVISTAR SEUS
COLEGAS DE CURSOS QUE
SEJAM PROFESSORES . ANOTE AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS
E FAÇA E COMENTARIOS,TENDO COMO
BASE A IMPORTANCIA DESSE PROGRAMA PARA QUE
OS PROFESSORES TENHAM A CHANCE DE LER
OUTRAS OBRAS , ALEM DOS LIVROS
DIDATICOS , E OFERECER AS SEUS ALUNOS , DESSE MODO MAIS CONHECIMENTOS
.
Das três escolas
visitadas duas não possui
biblioteca apenas uma possui um
pequeno acervo que deixa a desejar pois
não e o suficiente para atender toda clientela da escola .Conversando com colegas professores eles comentam que existe sim algumas obras importante como
Clarisse Lispector , Jorge Amado
, Paulo Coelho , Paulo Freire e
outros mais que
era necessário mais incentivo para os
alunos tenham gosto pela leitura
e passe a utilizar mais o acervo .
UNIDADE
3
8)
ESCOLHA UMA DAS DUAS PROPOSTAS
ABAIXO E DESCREVA SUAS B) PROPONHA
UM CONCURSO QUE DEVERA DURAR
O ANO TODO . BIMESTRALMENTE HAVERA A CONCORRENCIA , QUE PODERA SER ENTRE
TPRINCIPAIS IDEIAS NO ESPAÇO
DISPONIVEL
URMAS DIFERENTES
OU EMTRE ALUNOS DE UMA MESMA SALA . OS ALUNOS DEVERÃO CONCORRER COM O LIVRO MAIS
BEM CONSERVADO : ENCAPADO, SEM MANCHAS DE SUJEIRA , SEM MANCHAS DE GORDURA , SEM
RASURAS E SEM RASGOS.DEVERAR SER CONSTITUIDA
UMA COMISSÃO JULGADORA PARA
AVALIAR OS LIVROS DOS ALUNOS
DE UMA MESMA SALA OU OS LIVROS
DOS ALUNOS DE TURMAS DIFERENTES
.
Para acontecer este concurso, bimestralmente e
necessário realizar o dia da família na
escola , para junto família e
escola possam constituir uma comissão julgadora para avaliar
os livros dos alunos que foram
apresentados a comissão em melhor estado , e assim Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que
é indispensável a sua conservação para
melhor aos alunos durante três anos.
9)
RELEIA
A UNIDADE III E IDENTIFIUQE
AS RESPECTIVAS COMPETENCIAS NO QUE SE REFERRE AOS ORGÃOS OU AS ESCOLAS .VERIFIQUE A INTERDEPENDENCIA DAS AÇÕES
A SEREM REALIZADAS POR TODOS
E POR TODAS AS INTÂNCIAS .
Pagina
49 0u 69
CRUZADA
FNDE
FALTA DE LIVRO DIDATICO
SISCORT
RESERVA TECNICA
CENSO ESCOLAR
INTERNET
DISTRIBUIÇÃO
SEGUNDO BIMESTRE
BIBLIOTECA ESCOLAR
REDUÇÃO DOS CUSTOS
INSCRIÇÃO
CONSULTAR
CADASTRAR
PROFESSORES
ESCOLHA
LONGI E SENHA
LIVROS DIDATICOS
CARTA AZUL
CONTROLE SOCIAL
REMANEJAMENTOS.;
11) PESQUISE, NA ESCOLA EM QUE VOCÊ TRABALHA , OU NA ESCOLA PUBLICA
MAIS PERTO DE VOCÊ , SOBRE COMO O
PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO
TECNOLOGICA FACILITOU , OU NÃO ,
A RELAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS E O FNDE . ESCREVA SUAS
CONCLUSÕES :
Com
certeza a tecnologia só facilitou a escolha dos livros Didáticos, pois antes
havia uma grande demora neste processo, pois dependia dos correios para agilizar
os pedidos e hoje com a internet podemos pedir diretamente ao FNDE.
oi gostaria de saber se vc tem o gabarito do curso do censo escolar
ResponderExcluir