quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ATIVIDADE FINAL DO PLI


ATIVIDADE FINAL
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO

PROJETO “CUIDAR BEM DO LIVRO E UM DEVER DO ALUNO E DA FAMILIA”
PROBLEMÁTICA:
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Sejam quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas: O que fazer para que se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?  Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos? Devido a tais interrogações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.

JUSTIFICATIVA:
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD ele prevê que a durabilidade dos livros sejam de três anos. Onde o livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalto a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros possam e sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los. Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é o patrimônio público. Que comece a entender como usá-lo de forma consciente e que seus direitos sobre o livro terminam quando começam os dos demais colegas.

OBJETIVO GERAL:
Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final de cada ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educando.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.
   * Definir o dia da entrega e encanamento do livro didático.
   * Definir o dia da devolução do livro didático.
   * Apontar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
   * Nomear uma equipe de pais, professores e alunos, voluntários para restaurar pequenos danos dos livros didáticos.
   * Organizar ações que possibilitem a devolução do livro didático

METODOLOGIA:
   * Palestra para pais e alunos sobre o PNLD;
   * Campanhas de devolução do livro através de cartazes;
   * Gincana com premiação para a sala com maior número de livros bem conservados;
   * Divulgação das Propagandas do Governo sobre a conservação dos livros;
    * Apresentação de Teatros sobre a conservação dos livros com a participação de todas as turmas;
   * Assinatura de Termo de Responsabilidade pelos pais e alunos quanto à conservação do livro didático;



AVALIAÇÃO:
Avaliar critérios como participação ativa, envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade. Também será muito importante observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações desenvolvidas para conscientização no início do ano letivo.
CONCLUSÃO:
A realização das atividades contidas aqui são importantes para que a escola possa desenvolver ações voltadas, não só para os aspectos intelectuais e pedagógicos, mas também de formação de cidadania que beneficiam o aluno. Este se tornará consciente de seus direitos deveres enquanto cidadão que são.


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