ATIVIDADE FINAL
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
PROJETO “CUIDAR BEM DO LIVRO E UM DEVER DO ALUNO E
DA FAMILIA”
PROBLEMÁTICA:
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na
utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se que ainda há
resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Sejam
quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É
importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em
conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade
em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que
haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido
pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam
utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste
problema surgem indagações que precisam ser respondidas: O que fazer para que
se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em
perfeito estado de conservação? Como
cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos? Devido
a tais interrogações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola
para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta
utilização dos livros do PNLD.
JUSTIFICATIVA:
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD ele prevê
que a durabilidade dos livros sejam de três anos. Onde o livro será repassado
ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária,
sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada
ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalto a necessidade, por
meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações
que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos,
pais e comunidade escolar para garantir que os livros possam e sejam conservados
e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que
não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão
utilizá-los. Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é
o patrimônio público. Que comece a entender como usá-lo de forma consciente e
que seus direitos sobre o livro terminam quando começam os dos demais colegas.
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer o livro didático como um bem público,
que deve ser conservado e devolvido ao final de cada ano letivo, bem como,
quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu
uso posteriormente para outros educando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Mostrar toda a comunidade
escolar o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças
e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural,
política e econômica de sua região, de sua comunidade.
* Definir o dia da entrega e encanamento do
livro didático.
* Definir o dia da devolução do livro
didático.
* Apontar os livros didáticos que não foram
usados de forma adequada.
* Nomear uma equipe de pais, professores e
alunos, voluntários para restaurar pequenos danos dos livros didáticos.
* Organizar ações que possibilitem a
devolução do livro didático
METODOLOGIA:
* Palestra para pais e alunos sobre o PNLD;
* Campanhas de devolução do livro através de cartazes;
* Gincana com premiação para a sala com maior número de livros bem
conservados;
* Divulgação das Propagandas do Governo sobre a conservação dos livros;
* Apresentação de Teatros sobre a
conservação dos livros com a participação de todas as turmas;
* Assinatura de Termo de Responsabilidade pelos pais e alunos quanto à
conservação do livro didático;
AVALIAÇÃO:
Avaliar critérios como participação ativa,
envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade.
Também será muito importante observar a evolução gradativa e constante do
crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade
quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações desenvolvidas
para conscientização no início do ano letivo.
CONCLUSÃO:
A realização das atividades contidas aqui são
importantes para que a escola possa desenvolver ações voltadas, não só para os
aspectos intelectuais e pedagógicos, mas também de formação de cidadania que
beneficiam o aluno. Este se tornará consciente de seus direitos deveres
enquanto cidadão que são.
olá material excelente!
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